RD

O que é Litecoin? Descubra mais sobre esta criptomoeda

Quando falamos de criptomoedas, a primeira que vem à mente de quase todos é o Bitcoin, já extremamente popular mesmo entre quem não tem muita familiaridade com esse tema. Contudo, as opções de moedas virtuais não se restringem a ele. Uma das principais alternativas é o Litecoin.

Para saber o que é Litecoin, quais são as suas principais características e como ele se diferencia do bitcoin, acompanhe este texto até o fim. Boa leitura!

O que é Litecoin?

O Litecoin é uma criptomoeda descentralizada criada a partir do código do Bitcoin, com algumas mudanças buscando melhoria de performance. A semelhança entre as duas moedas fez com que muitos passassem a chamar o Bitcoin de ouro digital, enquanto o Litecoin seria a prata.

Embora não tenha ganho tanta fama entre aqueles não tão familiarizados com as criptomoedas, o Litecoin tem bom espaço no mercado. Ele foi criado em 2011 e foi a terceira moeda digital a ser desenvolvida.

Quais são as características do Litecoin?

De forma geral, boa parte das principais características do Bitcoin são compartilhadas pelo Litecoin. Isso significa que ambas as moedas têm sua segurança garantida pelo sistema de criptografia chamado de blockchain, que sustenta a confiabilidade das transações, contam com mecanismo de mineração, que geram novas moedas a partir da resolução de um problema matemático, e podem ser utilizadas para transações financeiras, de forma segura e sigilosa.

O Litecoin, apesar de compartilhar muitas semelhanças com o Bitcoin, foi desenvolvido para suprir necessidades que não conseguiriam ser resolvidas pela moeda mais famosa, principalmente no que diz respeito a velocidades de transações comerciais. Boa parte dessa proposta de solucionar alguns entraves do Bitcoin está refletido no nome Litecoin, que pode ser livremente traduzido como “moeda leve”.

Quais as diferenças entre o Bitcoin e o Litecoin?

Porém, ainda que Bitcoin e Litecoin compartilhem muitas similaridades, é importante ter a consciência de que ambas criptomoedas guardam diferenças, tanto de funcionamento quanto na sua cotação de mercado. Abaixo indicamos alguns pontos que diferenciam as duas moedas.

Mineração

O Litecoin foi desenvolvido para, em tese, ter um processo de mineração capaz de ser suportado até mesmo por computadores domésticos, com menor capacidade de processamento.

Contudo, com o tempo, isso foi ficando de lado, com a predominância de máquinas implementadas especificamente criadas para minerar criptomoedas. Com isso, quem deseja minerar o Litecoin, deve pesar com cuidado todos os custos dessa operação, para que ela seja realmente vantajosa.

Velocidade de transação

A grande barreira para a utilização do Bitcoin em transações comerciais costuma ser o tempo, já que uma operação leva alguns minutos para ser concluída. A solução para isso foi desenvolver blocos mais “leves”, que reduzissem a velocidade do processo. Dessa forma, é possível fazer uma transação utilizando Litecoin em um quarto do tempo do que seria necessário com o Bitcoin.

Limite do número de moedas

O Bitcoin tem estoque de moedas limitado a 21 milhões, enquanto a Litecoin pode alcançar até 84 milhões de unidades. Ou seja, circulação da segunda é 4 vezes maior do que a sua similar mais famosa.

Depois de saber o que é Litecoin, você deve estar se perguntando se ela é uma boa opção de investimento. A resposta para isso dependerá de uma série de fatores. Embora a cotação da Litecoin esteja bem abaixo do Bitcoin, isso não significa que a oscilação seja menor. Logo, é importante analisar com cuidado e fazer comparações entre essas e até mesmo outras moedas para decidir pela melhor opção.

Gostou desse texto? Então, siga agora mesmo a Bolsa Cripto nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn.

Assine aqui e fique por dentro das novidades do mercado de criptoativos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.