RD

Moeda Virtual Ripple: entenda o que é e por que ela ganhou destaque

Nos últimos anos, a forma como você faz seus investimentos mudou consideravelmente graças aos avanços da tecnologia. A simples presença da internet, por exemplo, já permite que diversas transações sejam feitas remotamente, em tempo real. Esse contexto facilitou a criação e o desenvolvimento das criptomoedas.

Atualmente, elas são um componente fundamental em uma carteira de investimentos diversificada, melhorando suas chances de obter uma rentabilidade mais consistente ao longo do tempo. Com o devido conhecimento, elas também trazem várias oportunidades de obter ganhos elevados no curto e médio prazo. Um exemplo disso é a moeda virtual Ripple.

A Ripple apresentou uma excelente performance no ano de 2019, sendo um dos grandes destaques no universo dos criptoativos. Para aqueles que pretendem otimizar seus investimentos em 2020, é importante aprender um pouco mais sobre ela.

Para ajudá-lo, trouxemos aqui as principais informações que você precisa saber sobre a Ripple. Mas, antes disso, esclareceremos o que são criptomoedas e porque investir nelas. Acompanhe.

O que são as criptomoedas?

De forma bem simples, são moedas virtuais que podem ser usadas na compra e venda de produtos, ou trocadas por outras moedas, como real, dólar ou euro. Elas são validadas por meio de um sistema de Blockchain, um conjunto de verificações que impede que uma informação seja falseada ou danificada, mesmo por meio da internet. Além do mais, não é possível simplesmente “imprimir” criptomoedas infinitamente. Existem outras características centrais para as criptomoedas: elas são descentralizadas, ou seja, não estão associadas e nenhum banco ou Estado específico.

Por que vale a pena investir em criptomoedas?

Diversificação dos seus investimentos

Manter todo o seu dinheiro em uma única aplicação raramente é uma boa ideia. Se for um investimento muito seguro, como a poupança, a rentabilidade será bem pequena. Caso seja um investimento com maior risco, pode ser que você ganhe ou perca muito dinheiro rapidamente, sem nenhuma margem de segurança.

As criptomoedas são uma das opções de maior volatilidade, ou seja, seus valores variam bastante ao longo do tempo. E por ser fácil de resgatá-las a qualquer momento, você pode conseguir um bom retorno caso escolha o momento certo para comprar e vender.

Aceitação em diversos países

O investimento em criptomoedas tende a ser bem flexível. Pela sua própria natureza, elas não possuem associação com nenhum governo ou instituição. Isso significa que, na grande maioria dos casos, é possível usá-las para fazer transações com pessoas e empresas de qualquer país do mundo. Elas também podem ser usadas como porta de entrada para outros investimentos internacionais, para o câmbio rápido de moeda ou mesmo para seu consumo pessoal.

Alta possibilidade de valorização

Outro ponto que já mencionamos, mas que vale a pena reforçar, é que as criptomoedas também são uma modalidade de investimento com alta variação de valor. Por um lado, isso significa que seu retorno financeiro não é garantido. Por outro, elas também podem eventualmente proporcionar uma rentabilidade bastante elevada.

O que é a Ripple XRP?

Desde a sua fundação, a empresa norte-americana Ripple Labs Inc. criou vários produtos, que constituem a chamada RippleNetwork, sendo a XRP a criptomoeda que faz parte desse ecossistema. Ela foi concebida com o intuito de facilitar a liquidação de ativos dentro do sistema Ripple. Desse modo, é importante não confundir a rede Ripple com a criptomoeda XRP, já que, apesar de se tratarem produtos relacionados entre si, ainda assim são independentes.

Diferentemente da rede Bitcoin, cujas criptomoedas são criadas paulatinamente e são utilizadas como remuneração àqueles que fazem a sua mineração, a Ripple criou todas as moedas XRP de uma só vez, em 2013. São 100 bilhões de moedas no total, das quais 20 bilhões foram destinadas aos fundadores do projeto e 80% do total está nas mãos da Ripple Labs. Apesar desse aparente conflito de interesses, foram criados mecanismos para resguardar que os preços da XRP não sejam influenciados pela empresa.

Por que escolher a moeda virtual Ripple?

A escolha da XRP como investimento tem uma série de benefícios. Como já mencionamos, a moeda virtual Ripple ganhou bastante destaque no ano de 2019 e pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em criptomoedas em 2020. Veja aqui outras vantagens:

Distribuída pelo mundo inteiro

Apesar de não usar a mesma tecnologia de blockchain do bitcoin, a XRP usa um sistema parecido, mas que abriu mão da descentralização, utilizando “nodes” para adicionar as transações na blockchain e garantir a resiliência da rede.

Rapidez de liquidação

O tempo estimado entre o envio da ordem no sistema Ripple e seu processamento é de apenas 3 segundos. Dependendo do tipo de plataforma que você usa, a espera poderia ser de 1 hora ou até mesmo 5 dias em métodos mais tradicionais.

Alta escalabilidade

O número e transações realizadas com a moeda virtual Ripple continua crescendo, já chegando a 1500 transações por segundo. Graças a essa alta capacidade de processamento de ordens, é possível ampliar a frequência e volume de suas transações sem medo.

Estabilidade o sistema

Para quem deseja fazer múltiplas transações com rapidez e praticidade, ter um sistema robusto e com mínimo de falhas é ideal. Graças à sua excelente equipe espalhada ao redor do mundo, a Ripple mantém um padrão de qualidade elevado, desde sua criação em 2012.

Como investir na moeda virtual Ripple?

Agora que você conheceu mais sobre a Ripple, o próximo passo é aprender como fazer seu investimento e adicioná-la ao seu portfolio de investimentos se considerá-la interessante para atingir as suas metas financeiras.

Primeiro, você precisa de uma plataforma de operações de criptomoedas, que são chamadas de exchanges. Há várias opções disponíveis, bastando escolher a plataforma que mais lhe agrada.

Depois de completar o seu cadastro, você poderá realizar a compra e venda de XRP por meio da plataforma. Verifique os métodos de pagamento aceitos hoje para poder fazer suas transferências de valores e começar a investir.

Os dados das criptomoedas ficam armazenados em uma carteira virtual, a qual está sujeita a falhas. Como medida extra de segurança, você pode criar sua própria carteira e armazenar uma cópia de seus dados. Dessa forma, você evita a perda dessas informações.

Gostou dessas informações? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como o Ripple pode ser um novo caminho para fazer investimentos.

Assine aqui e fique por dentro das novidades do mercado de criptoativos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.