RD

Medo de investir em criptomoedas? Veja como perdê-lo agora mesmo!

Mesmo com bastante informação existente hoje na internet, muitas pessoas ainda têm muito medo de investir em criptomoedas. Muito disso se deve ao simples fato de elas não terem lido muito a respeito ou ainda não estarem familiarizadas com o seu conceito.

É normal não sentirmos segurança em relação a algo que não conhecemos a fundo, principalmente quando se trata de uma forma de investimento na qual vamos arriscar nosso dinheiro. Falta de segurança ao investir pode levar à indecisão, que, por sua vez, pode te fazer perder boas oportunidades de lucrar.

Criamos este post para auxiliá-lo a perder o medo de investir em criptomoedas. Nele, vamos mostrar algumas dicas de como se proteger dos riscos envolvidos em um investimento como esse. Boa leitura!

Por que as pessoas têm medo de investir em criptomoedas

Você já sentiu medo? Imagine que está caminhando à noite e resolve pegar um atalho por uma rua sem iluminação. Você pensou que seria algo tranquilo, mas o tempo parece demorar a passar e o fim do caminho a chegar.

O medo está ligado à insegurança em relação à alguma coisa ou à uma determinada situação em que nos encontramos. Você sente medo por conta da incerteza em relação a eventos que fogem do seu controle ou porque se preocupa com as consequências de seus atos. No exemplo acima, você poderia ser atacado por algum desconhecido ou roubado.

Quando trazemos esse exemplo para os investimentos, principalmente em criptomoedas, o risco de perder dinheiro é o que gera insegurança e medo na maioria das pessoas, que deixam, muitas vezes, de tentar aprender a investir. Logo, o medo é uma das principais barreiras a serem vencidas.

O temor que a maioria das pessoas acaba sentindo com relação a aplicar seu dinheiro em mercados mais voláteis faz com que elas fiquem presas a aplicações de pouco ou nenhuma rentabilidade — como a caderneta de poupança, que é atualmente um dos investimentos menos recomendados no mercado.

É preciso entender que tudo na vida tem uma parcela de risco. Em nosso exemplo, você optou por um caminho menos conhecido, mas que levaria ao destino mais rapidamente – ou seja, ele também tem vantagens.

Assim sendo, a volatilidade do mercado de criptomoedas, apontada como o principal risco para quem investe, pode, por outro lado, ser considerada um grande benefício, já que variações no valor de determinadas moedas podem muitas vezes levar a um ótimo lucro para quem se expõe a este mercado. Foi o que aconteceu em Janeiro de 2020, quando o Bitcoin valorizou 36,58%.

Quais são as formas de reduzir os riscos dos seus investimentos

Na sequência, separamos algumas dicas para auxiliar você a entender como proteger seus investimentos e perder o medo de negociar criptomoedas.

Estude mais a respeito de cada ativo

A tecnologia dos criptoativos surgiu em 2009 com o Bitcoin, e existe muita informação e conhecimento na internet. Procure por portais, blogs e canais no Youtube para entender melhor como funciona o mercado e suas variações.

Além disso, escolher alguns ativos e se aprofundar neles também é uma boa ideia. Conhecendo-os melhor, você entenderá sobre volatilidade e possibilidades de lucros ao investir em cada um deles.

Peça auxílio a quem entende do mercado

Existem vários investidores em criptomoedas, e você pode conhecer algum e não saber disso. Cercar-se de pessoas que já têm conhecimento é uma ótima forma de se proteger, e tirar dúvidas. Também existem fóruns de discussão que podem ser uma boa opção, ou grupos no aplicativo de mensagens Telegram.

Tenha cautela

O medo não é tão ruim. Afinal, ele ajuda a frear algumas de nossas ações que podem ser irrefletidas ou imprudentes. Tenha cautela ao investir e nunca coloque todo o seu dinheiro em criptoativos. Além disso, tenha paciência que o retorno tende a vir no longo prazo.

Você pode começar colocando parte do seu dinheiro em criptomoedas e outra parte em investimentos mais conservadores, como o Tesouro Direto, por exemplo. Mesmo que o retorno seja baixo, parte de sua renda estará protegida e você se sentirá mais seguro.

Saiba onde comprar com segurança

No mercado, existem diversas exchanges onde você pode ter acesso a esses ativos digitais.

Sempre pesquise a respeito e busque opiniões de outros clientes para saber se é seguro investir com elas. Há diversos relatos sobre corretoras brasileiras de criptoativos que prometeram retornos irreais sobre investimentos – em outras palavras: pirâmides financeiras – e que sumiram com o dinheiro dos seus clientes. Desse modo, é importante pesquisar sobre a idoneidade da empresa e sobre o seu time e diferenciais.

Conheça as criptomoedas menos voláteis

Criptomoedas menos voláteis significam menos risco e podem servir de apoio para investimentos a longo prazo, já que sua variação de preço é menor.

O mercado de criptoativos é gigante e, todos os dias, surgem novas moedas virtuais. Estar atento à essas tendências pode trazer boas oportunidades de ganhar dinheiro.

Defina estratégias inteligentes

Identifique todos os pensamentos e as preocupações que alimentam o seu medo. Feito isso, pense em como você pode corrigi-los, contorná-los ou minimizar o impacto negativo que eles têm na sua vida! Como se prevenir para que o pior cenário não se concretize? Elenque diferentes estratégias.

Quais as vantagens de investir em criptoativos

Separamos algumas das principais vantagens de se investir em bitcoin e em outros criptoativos para ajudar você a perder o medo. Confira:

  • agilidade: suas transações são muito mais rápidas que a de outros investimentos;
  • sistema internacional: é possível ter acesso ao seu dinheiro em qualquer local do mundo;
  • funcionamento contínuo: a rede que suporta a tecnologia do Bitcoin nunca cai e funciona 24 horas por dias, sete dias de semana;
  • privacidade: todas as transações podem ser realizadas de modo anônimo;
  • popularidade: apesar da sua volatilidade, as criptomoedas têm geralmente se valorizado no longo prazo e se tornado cada vez mais populares.

Como uma consultoria pode ajudar

Dentro da sua jornada em direção à liberdade financeira por meio do investimento em criptomoedas, sempre é interessante contar com o auxílio de profissionais especializados, alinhados com o mercado desde o seu surgimento.

Procurar uma consultoria para ter acesso a relatórios técnicos pode ser uma ótima opção para quem está começando. Além de subsidiar suas decisões de investimento, boas informações também podem minimizar os riscos e o seu medo de investir nas criptomoedas.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você possa, enfim, perder o medo de investir em criptomoedas depois de todas as dicas que listamos ao longo do texto. O mercado de criptoativos pode ser uma ótima fonte de renda para quem tiver paciência e souber operar de forma cautelosa.

Quer saber mais sobre criptomoedas? Confira também este outro post com as 5 principais criptomoedas do mercado!

Assine aqui e fique por dentro das novidades do mercado de criptoativos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.