RD

Por que o Halving acontece?

O Bitcoin comemora 11 anos em 2020. Em pouco mais de uma década de existência , a tecnologia criada pelo anônimo Satoshi Nakamoto trouxe novas possibilidades de investimento e mostrou que o conceito de uma moeda digital descentralizada veio para ficar.

Em 2020, o Halving é o assunto mais comentado e esperado. Ele é a redução da recompensa paga em Bitcoins aos mineradores. Trata-se de um evento importante e que causa fortes impactos no mercado da moeda digital.

Neste artigo, vamos explicar o que é mineração e blockchain, qual é a lógica do Halving, como ele impacta o mercado e mostrar as inovações do mercado. Acompanhe!

O que é mineração de blockchain?

Em primeiro lugar, vamos entender melhor o conceito de blockchain. Trata-se de um livro de razão pública (ou livro contábil) que faz o registro de uma transação de moeda virtual. Assim, registra informações como a quantia de moedas digitais transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar do livro ela está marcada, de forma totalmente transparente. 

Antes de cada transação com bitcoin, ela é transmitida para a rede, de forma que cada participante teria como verificar e concordar que a pessoa que está enviando a transação realmente tem os ativos para enviar e que eles chegaram a um recipiente.

A mineração é o processo de transmitir, validar e adicionar novos blocos de transações à rede blockchain. Para isso, a mineradora usa computadores avançados, espalhados por todo o mundo e conectados à blockchain, que solucionam problemas matemáticos de alta complexidade para encontrar a sequência de números que compõe um bloco de transações de criptomoedas compatível com o anterior.

Assim, a cada vez que esses algoritmos são solucionados, o blockchain ganha um novo “bloco”, que nada mais é do que um conjunto de transações validado pelos participantes. É isso que faz do blockchain uma tecnologia praticamente inviolável: todas as transações são auditadas e confirmadas ao mesmo tempo por pessoas diferentes espalhadas pelo mundo e as informações são públicas.

Os mineradores recebem uma recompensa em bitcoins, já que empregaram seu poder computacional nesse processo. Sem isso, não haveria nenhum incentivo para que continuassem minerando e gerando novos bitcoins.

Esse é o único processo de emissão de novos bitcoins. Todos os bitcoins emitidos desde o primeiro dia de operação do blockchain foram criados dessa forma, como recompensa pelo bloco e, em seguida, distribuídos pela rede em transações feitas pelos donos das moedas.

O que é Halving?

O Halving é uma regra pela qual, periodicamente, a recompensa paga aos mineradores por cada bloco minerado cai pela metade.

Esse evento acontece geralmente a cada 4 anos. Nos primeiros 4 anos, a recompensa era de 50 Bitcoins por bloco minerado. Depois passou a ser 25 bitcoins, hoje essa recompensa está em 12,5 Bitcoins. Em maio de 2020, haverá um novo halving e a recompensa passará a ser de 6,25 Bitcoins por bloco minerado.

Vale lembrar que existe um limite de bitcoins a serem emitidos, que são 21 milhões de unidades da criptomoeda. Uma vez que ele seja atingido, não haverá mais emissões de novos Bitcoins, e os mineradores receberão apenas as taxas de transação pela resolução dos blocos, ou seja, o mercado deixará de receber novos bitcoins e o volume total ficará restrito aos 21 milhões.

Por que ele acontece e o que ele impacta?

Podemos dizer que a recompensa dada pela resolução dos blocos é similar a um ajuste de política monetária na economia. Falando de forma genérica, se a demanda por algo permanece estável e a oferta diminui, os princípios econômicos dizem que a demanda deve pressionar para cima o preço por unidade da oferta.

De maneira análoga, muita gente pensa que a próxima redução na oferta de novos Bitcoins vai causar um aumento nos preços da criptomoeda, na medida em que haverá menos bitcoins chegando ao mercado para satisfazer a demanda.

No entanto, a parte mais interessante do Bitcoin é que podemos nos preparar totalmente para esse acontecimento, que é o halving, e prever com grande precisão quando ele deve ocorrer, que será no bloco número 630 mil. Como cada bloco é resolvido em aproximadamente 10 minutos, a estimativa é que o próximo halving ocorra em 14 de maio de 2020.

Em relação ao halving, existe uma percepção no mercado de que a volatilidade deve ser crescente conforme nos aproximamos do evento e é muito provável que a negociação de derivativos acompanhe a especulação que vai se formar em torno desses preços.

Então, o que o investidor precisa é fazer suas analises gráficas e se posicionar bem no mercado. Traçar sua estratégia e fazer entradas graduais para não se expor de maneira equivocada no mercado.

Agora você já sabe o que é halving e os efeitos que esse fenômeno exerce sobre o mercado de bitcoins. Vimos que esse mercado vem evoluindo e ficando cada vez mais completo com a possibilidade de negociar derivativos de Bitcoin que são liquidados com a própria criptomoeda e não com dinheiro.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para disseminar o conhecimento com colegas e amigos compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!

Faca seu cadastro na Bolsa Cripto!

Assine aqui e fique por dentro das novidades do mercado de criptoativos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.