RD

Blockchain, além das criptomoedas.

Quando falamos de blockchain qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Muitos responderão que é uma tecnologia relacionada ao Bitcoin e ao universo cripto. E não estão errados! A tecnologia blockchain, em primeiro momento, surgiu para que o bitcoin fosse criado. Mas com o passar dos anos e com a evolução dessa tecnologia, ela passou a ser usada para outros fins, é isso que vamos apresentar.

Blockchain na Educação

Na última semana, o Ministério da Educação e Treinamento do Vietnã anunciou que, para 2021, estão planejando utilizar a tecnologia blockchain para emissão de diplomas.

De acordo com o ministério, foi realizada parceria com uma startup de Cingapura, a TomoChain, para inserir na plataforma blockchain as certidões nacionais de estudantes.

Essa iniciativa se deu por conta de um projeto chamado “Arquivo Nacional de Qualificações” onde o Ministério planeja emitir os diplomas de Ensino Médio e de Ensino Superior na blockchain. Os planos são para que, o novo sistema de emissão das certificações, inicie durante o ano letivo que finda em 2021.

A emissão de certificações na blockchain vem chamando a atenção, fazendo com que vários ministérios de educação e escolas anunciem sua pretensão de emitir  diplomas através desta tecnologia. Em março deste ano, duas escolas, italianas, de ensino médio, anunciaram seus planos de emitir diplomas através da blockchain Ethereum. Neste mesmo mês, o Ministério da Educação do Brasil propôs que os certificados, de Universidades não estatais, fossem emitidos baseado nesta tecnologia, a fim de evitar fraudes.

Blockchain no Brasil 

No Brasil, a tecnologia blockchain vem ganhando cada vez mais espaço, e o governo, ainda que não a utilize para realizar transações em cripto, aderiu a tecnologia para outros fins.

PIER

Em 1º de Abril de 2020, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), lançou uma plataforma de troca de informação, a PIER (Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras). A plataforma foi baseada na tecnologia blockchain e tem por objetivo diminuir os custos para os membros. A PIER, irá realizar a troca de informações, de uma forma mais segura e ágil, fornecendo respostas imediatas e atualizando dados que poderão ser utilizados em investigações pela CVM, pelo Banco Central e pela Superintendência de Seguros Privados.

bCONNECT

bCONNECT é um sistema que está sendo desenvolvido pela Receita Federal, a fim de compartilhar as informações cadastrais de empresas certificadas por ela como Operador Econômico Autorizado (OEA), e que tenham benefícios nos trâmites aduaneiros, no exterior e no Brasil. Dessa forma, cada país, que tenha acordado com o Smart Contract poderá visualizar, na rede blockchain, as informações das empresas OEA.

Blockchain no Governo Federal

Recentemente, a Presidência da República, abriu licitação para contratar uma empresa especializada em blockchain. Essa licitação tem o intuito de fornecer ao Governo solução e administração de uma rede compartilhada.  Conforme o Diário Oficial, o sistema desenvolvido deverá trazer auditabilidade de processos e controle, confiabilidade e transparência.

Transformação Digital

Ao longo deste ano, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inseriu a tecnologia blockchain ao programa de transformação digital do Governo Federal. Dessa forma a tecnologia passará a ser estudada com intuito de criar, no setor público, soluções inovadoras.

IoT e Blockchain

BlockIoT é um sistema de identidade desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). O sistema foi baseado nas tecnologias blockchain e IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things, em inglês). Conforme afirmado pelo CPqD, esse sistema possibilita, aos processo de autenticação, mais privacidade, confiabilidade e segurança.

Como você pôde ver, a cada dia, mais e mais coisas são atribuídas à esta tecnologia, deixando de ser uma ferramenta utilizada só pelo universo cripto. 

E se você tem interesse de conhecer mais sobre esse universo e sobre blockchain, acesse a plataforma da Bolsa Cripto, e acompanhe nossas redes sociais.

Assine aqui e fique por dentro das novidades do mercado de criptoativos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.